sábado, 3 de setembro de 2011

Produção e (re)construção do espaço geográfico

Para a construção e  evolução urbana de uma cidade  é necessário fazer construções: estradas, pontes, redes de distribuição de água, esgoto e energia, edificações, etc.
Essas estruturas são desenvolvidas em uma tipologia de relevo e solo, submetidos a um determinado clima, vinculados à vegetação do local, entre outros fatores que podem ser considerados. Além disso, dependendo da função que a cidade possui (turística, administrativa, industrial, comercial, portuária, universitária, etc) e sua tendência de desenvolvimento econômico e evolução espacial, a sobreposição desses fatores tende a impactar/interferir em maior ou menor escala na natureza, modificando-a contínua e ininterruptamente.
A natureza, por sua vez, além de influenciar a organização e distribuição populacional no espaço, é capaz de desestruturá-lo, de maneira instantânea, através eventos tectônicos e mudanças climáticas extremas.


Questões para reflexão:

  • De que forma a  paisagem natural de sua cidade foi transformada em paisagem artificial?
  • Por que a população não é distribuída, geograficamente, de maneira uniforme?
  • A disponibilidade e distribuição dos recursos naturais possui relação direta com a desigualdade  e as diferenças econômicas?
  •  Qual a importância das discussões sobre as questões ambientais do século XXI?

Postado por: Ednea Barbosa de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário