domingo, 11 de setembro de 2011

História do Pensamento Geográfico


As viagens de cunho geográfico eram realizadas e relatadas com intuito de preencher a curiosidade dos homens. Os países que mais realizaram viagens foram Itália, Inglaterra, Holanda e Alemanha. Com a passagem da navegação de Espanha e Portugal para os países setentrionais da Europa as viagens mudaram de intuito, ficaram voltadas para instrumentalizar as conquistas e dominações. Ao relatar essas viagens, os textos eram apresentados com caráter metodológico.
O final do século XVIII se caracterizou pela afirmação do estado absolutista, fundado numa monarquia absolutista, onde a administração territorial passava a ser de interesse primordial do rei. Para tanto precisavam de Conhecimento Geográfico sobre os lugares de forma rigorosa , onde se apresentam as estatísticas do aspecto econômico e demográfico. Nesse período se tem a necessidade de precisão dos dados, as fronteiras entre Conhecimento Geográfico e estatística ficaram bem estreitas.

Um comentário:

  1. Meninos e meninas

    Este blog ficou muito animada, com informações diversificadas... bom, mesmo. Mas, ainda pode ser aperfeiçoado. Quando estiverem na docência, poderão utilizar esta estratégia de ensino com seus alunos e utilizar vários outros recursos para incrementar o blog que estão disponíveis na rede, ok?
    Parabéns.
    Profa. Kátia

    ResponderExcluir